Exames Radiológicos do Sistema Urinário

 

Os exames radiológicos do sistema urinário estão entre os procedimentos contrastados mais comumente realizados em departamentos de radiologia. O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Os dois rins são órgãos situados no espaço retro-peritoneal. Estes dois órgãos em forma de feijão situam-se a cada lado da coluna vertebral, na parte mais posterior da cavidade abdominal. O rim direito geralmente está ligeiramente mais baixo que o esquerdo, devido à presença do fígado. Próximo à parte superior de cada rim, há uma glândula supra-renal. Estas importantes glândulas do sistema endócrino estão localizadas na cápsula adiposa que circunda cada rim.
Cada rim conecta-se à bexiga única por seu próprio ureter. O material eliminado, na forma de urina, viaja dos rins para a bexiga, através destes dois tubos estreitos, denominados ureteres. A bexiga semelhante a um saco serve como um reservatório para armazenar urina, até que possa ser eliminada do corpo através da uretra.


- Urografia Excretora

- Urografia Retrógrada (Pielografia)

- Uretrocistografia Retrograda e Miccional

 

      

 

 

 


 

Site elaboradopor: Marcelo Ortiz Ficel