Unifesp abre cursos de tecnólogos

Uma das cinco maiores produtoras de ciência nacional no campo da saúde humana, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abre agora cursos de formação de tecnólogos em radiologia e tecnologia oftálmica. Com duração de 3.600 horas cursada ao longo de quatro anos, os cursos serão oferecidos das 8h às 13h, para atender, prioritariamente, profissionais que estão no mercado de trabalho e que tenham o ensino médio completo.

O curso de Tecnologia em Radiologia desenvolve competências relacionadas com: a capacitação de profissionais para o mundo de trabalho em Radiologia e diagnóstico por imagem, execução dos exames e organização das equipes em radiologia convencional, digital e exames contrastadas; a gestão de pessoas no ambiente de trabalho e relacionamento com o cliente, além do desenvolvimento de habilidades de pesquisa. Desenvolve e explora, ainda, conhecimentos básicos nas áreas das ciências exatas, biológicas e humanas, necessárias ao desempenho das atividades profissionais em Radiologia; conhecimento tecnológico nas áreas de tomografia computadorizada e ressonância magnética, tanto nos seus aspectos técnicos como na gestão dos processos relacionados à sua execução.

Os cursos de formação de tecnólogos da Unifesp têm um tronco básico de dois anos onde os alunos recebem formação nas áreas de humanas, exatas e biologia médica fundamentada para o exercício da futura profissão.

Ao final da formação básica, os estudantes entram na área clínica para estudar os conteúdos específicos, porque o foco do curso é a saúde humana. No último semestre, os alunos fazem estágio curricular em empresas e hospitais credenciados, aproximando-se do mercado de trabalho.

Na Unifesp, além do curso ser gratuito, o estudante se beneficiará da infra-estrutura da universidade com acesso à mais alta tecnologia, professores qualificados e a convivência com estudantes de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e biocientistas.

Para a coordenadora-geral de avaliação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Andréa de Faria Barros Andrade, o ingresso da Unifesp na oferta de cursos de formação de tecnólogos constitui um marco de referência de qualidade, além de dar visibilidade para a área. Em 2006, diz Andréa, com a criação do Catálogo dos Cursos de Tecnologia, o Ministério da Educação começou o resgate e a valorização dos cursos de tecnólogo.

Após a conclusão do curso, os tecnólogos formados poderão, ainda, continuar seu desenvolvimento profissional e acadêmico ingressando em programas de pós-graduação (senso lato ou estrito).

Espera-se do Tecnólogo em Radiologia formado pela Unifesp:

  • Conhecimento dos fundamentos históricos e metodológicos da tecnologia radiológica;

  • Domínio do conhecimento básico necessário à compreensão e ao desempenho das atividades e funções inerentes à prática da tecnologia radiológica;

  • Conhecimento básico de anatomia, ciências biológicas, necessários para a sua atividade profissional;

  • Capacidade de trabalho em equipe;

  • Habilidade no relacionamento com o paciente, entendendo suas peculiaridades psicológicas e sociais;

  • Conhecimento dos fundamentos tecnológicos e operacionais da aparelhagem radiológica e habilidade no seu manuseio, além de fundamentos de sua manutenção;

  • Domínio técnico na obtenção de imagens diagnósticas nas diversas modalidades;

  • Conhecimento em segurança na área de radiação e biossegurança;

  • Conhecimento básico de gestão e organização de equipes;

  • Capacidade de gerenciamento de processos e tecnologia digital;

  • Compromisso com princípios éticos na área da saúde;

  • Curiosidade científica, interesse permanente pelo aprendizado e pela promoção à saúde;

  • Habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho profissional ético, eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza de seu trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.


Fonte: http://www.unifesp.br/doftalmo/ofta_grad/mec.htm



  


 

Site elaboradopor: Marcelo Ortiz Ficel