A AIEA - Agência Internacional da Energia Atômica, ligada a ONU lança símbolo de advertência para os perigos das radiações

A Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um novo símbolo para tentar diminuir o número de vítimas das exposições acidentais às fontes radioativas, como alguns aparelhos médicos.

Este novo símbolo, elaborado em colaboração com a ISO (Organização Internacional de Normalização) constituirá uma advertência suplementar, além do desenho de três triângulos pretos num fundo amarelo já afixado em todos os equipamentos que emitem radiações.

O novo desenho apresenta num fundo vermelho ondas de irradiação, um crânio e dois ossos cruzados (símbolo de perigo mortal).

O novo símbolo foi desenhado após um estudo de cinco anos envolvendo 1.650 pessoas de diferentes idades e experiências em 11 países, , entre eles a China, a Índia, a Tailândia, os Estados Unidos, o Quênia e a Arábia Saudita, para "garantir que sua mensagem de 'perigo e fique longe' fosse clara e entendida por todos".

O novo símbolo (ISO 21482) deverá ser afixado, voluntariamente, em equipamentos de categorias 1, 2 e 3 (as mais perigosas das 5 categorias existentes) capazes de levar à morte ou provocar ferimentos graves por radiação. Integram estas categorias os equipamentos de tratamento contra o câncer, ou os equipamentos de raio X.

Ao contrário do símbolo nuclear tradicional existente desde 1946, o novo desenho somente será visível dentro dos equipamentos para os que tentarem abri-los.

 

Fonte: International Radiation Protection Association , www.irpa.net

 

Site Elaborado por: Marcelo Ortiz Ficel