IMPORTÂNCIA SOCIAL  DA CRIAÇÃO DE EMPREGOS NA ÁREA INDUSTRIAL

 Pela Direção do Centro Cultural Educacional Saint Germain

                   Universidade Corporativa Saint  Germain – Gestão em Saúde  - POA /RS 

 

Valdelice Teodoro

Presidente do CONTER

FORÇA DA  MULHER  NO  CONTER

Congratulamos  a Sra. Diretora-Presidenta do CONTER – TR Valdelice Teodoro pela  Resolução assinada dia 18 de outubro de 2006, através da qual mais de 50 mil profissionais serão beneficiados, pois técnicos e tecnólogos que atuam na área industrial poderão solicitar sua inscrição no CONTER. Os técnicos que trabalham nos setores da metalurgia, aviação, indústria naval, automobilística, siderúrgica, construção civil, mineral, aeroportos, portos, fronteiras e órgãos públicos, com formação específica na área e os tecnólogos que trabalham em RadiologiaIndustrial, medidores

 nucleares, técnicas analíticas,      irradiação industrial, e perfilagem de poços da Petrobrás poderão solicitar inscrição no sistema CONTER/CRTR’s.

As inscrições poderão ser feitas pelos profissionais que atualmente executam as técnicas radiológicas na indústria e que atendam às seguintes condições: possuir formação de nível médio ou equivalente, experiência profissional mínima de nove meses na área requerida e comprovar a formação em curso reconhecido pelo sistema CONTER/CRTR’s.

Segundo a Presidente do CONTER “essa resolução representa o reconhecimento dos profissionais da área e garante os benefícios da lei trabalhista, como aposentadoria especial e o reconhecimento da atividade insalubre, além de resguardar a sociedade com profissionais qualificados”. Segundo ela, os profissionais em Radiologia que atuam na área industrial ultrapassam, em número, os que atuam na saúde, “por isso a importância dessa resolução”.

A comissão que elaborou a Resolução conta com  profissionais representantes dos setores diretamente ligados à área, como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Ensaios não Destrutíveis (ABEND) e o Instituto de Radiologia e Dosimetria (IDR), o que garante a legitimidade da resolução.

Dessa forma, ficam garantidos os direitos dos profissionais que atuam nesse setor de obterem seus registros profissionais.

A importância social  da medida tomada  pelo sistema CONTER através de sua Diretora-Presidente - TR Valdelice Teodoro reflete profundidade, maturidade e senso de liderança como marca de seu modo de trabalho firme, destacando-se em as todas decisões que envolvem nossa profissão.

Somente para mostrar a importância desse reconhecimento podemos citar as Entidades Autorizadas e Registradas pela CNEN que são mais de 450 em todo o território Nacional, conforme estudo realizado pelo Diretor Cultural do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia  do Estado do Rio Grande do Sul TR  Jorge Wolnei Gomes, atuando em:

  •  -          Pesquisa,

  • -           Radiografia industrial,

  • -           Medidores nucleares – controle de processos,

  • -           Medidores nucleares – Sistemas portáteis,

  • -           Prospecção de petróleo,

  • -           Irradiadores de grande porte e

  • -           Técnicas analíticas.

Citamos estas mais de 450 entidades, em função do tipo de atividade desenvolvida (Clique aqui e veja a relação), em  estudo realizado em dezembro/2006,  em parceria com professores da Universidade  Federal Do Estado Do Rio Grande Do Sul, Centro Cultural Educacional Saint Germain  e Universidade Corporativa Saint Germain /RS, Sindicato Dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia do Estado do Rio Grande Do Sul.          

Site Elaborado Por: Marcelo Ortiz Ficel