Opinião*

 

Renovar, nem que sejam só as idéias

O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia realizará eleições para renovação de sua composição no dia 22 de maio (leia edital completo).

Infelizmente o processo indireto de eleição onde apenas os Conselheiros Regionais votam não deixa margem a uma renovação significativa, no entanto é uma grande oportunidade para que questões importantes para a categoria sejam colocadas na ordem do dia, como a discussão sobre o real papel de cada profissional da radiologia (auxiliar, técnico, e tecnólogo), a necessidade de adaptação da legislação para fazer frente às necessidades colocadas pelos avanços das tecnologias relacionadas à imagenologia e até mesmo para incorporar de forma efetiva o novo e crescente segmento profissional que surgiu destas novas tecnologias, os Tecnólogos.

Faz-se necessário que o CONTER e por conseqüência os seus braços estaduais tomem para si não só o natural papel de órgão fiscalizador, mas comece a também a ter papel  formador de consciência profissional e, por que não, social. É necessário que o técnico se sinta motivado a aprimorar seus conhecimentos, evoluindo em seus estudos dentro do caminho natural e não escolhendo outras áreas, muitas vezes por não vislumbrar perspectivas reais de sucesso dentro de seu próprio campo. Enfim, esperamos que a discussão não fique na pequenez de poder e ego e resulte, minimamente, em avanços de consciência e da luta da categoria por sua necessária afirmação na equipe de saúde, papel que pode e deve ser desempenhado pelos órgãos de classe.

Marcelo Ortiz Ficel

 

Marcelo Ortiz Ficel é Pós-graduando em Administração Hospitalar e Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo, Técnico em Radiologia Médica do Departamento de Tomografia Computadorizada do Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM) e do Serviço de Especialidade em Radiologia do Serviço de Assistência Médica de Barueri (SAMEB). Autor dos capítulos Informática Geral e Informática em Saúde do na obra “Tecnologia Radiológica e Diagnóstico por Imagem", 2006, Editora Difusão-SP

Contatos: mficel@uol.com.br   

 

* Este é um espaço aberto a todos, e as opiniões aqui expostas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do Tecnologia Radiológica.

 

Mande também suas opiniões

Leia Também outras opiniões

Site Elaborado por: Marcelo Ortiz Ficel