T

Tags - São códigos usados no formato HTML para a construção de páginas na Internet.

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) - Os dois protocolos básicos da Internet, usados para viabilizar a transmissão e troca de dados de redes diferentes, permitindo assim que os computadores se comuniquem. Foi criado em 1970 pelo governo americano. Como o TCP/IP foi desenvolvido a partir de fundos públicos, ele não pertence a uma empresa específica e pode ser utilizado por qualquer computador para o compartilhamento de informações com outro computador. Projetado para o sistema operacional   Unix, tornou-se padrão para transmissão de dados por redes.

Tecla de função (Function Key) - As teclas F1 à F12 do computador.

Tecnologia de impressão - Sistema no qual se baseia uma impressora: matricial, a jato de tinta, a Laser, térmica.

Tela de plasma - Baseia-se num dispositivo que mantém gás neon entre duas placas condutoras, uma contendo fios que formam as linhas horizontais e a outra, as verticais. Com a ação da corrente elétrica, o gás brilha nas interseções dos fios formando os pixels (pontos da tela).

Tela de matriz ativa - Monitor plano que usa tecnologia LCD no qual cada ponto da imagem é controlado por um transistor e atualizado com mais freqüência que nas chamadas telas de matriz passiva. Os notebooks de produção mais recente são normalmente equipados com telas de matriz ativa. Com isso oferecem imagens de melhor qualidade, além de reduzir a sensação de tremor.

Tela de matriz passiva - Usa tecnologia LCD. Os monitores de matriz passiva (DSTN, CSTN etc.) não são tão claros e definidos e não têm um ângulo de visão tão amplo quanto os monitores de matriz ativa.

Telnet - Ferramenta utilizada para estabelecer comunicação com outras máquinas em outros lugares. Quando é estabelecida a conexão via Telnet, você está no computador remoto, ou seja, é como se você estivesse usando o computador no lugar onde ele está instalado. Permite uma conexão pura e simples entre duas máquinas, permitindo somente a visualização de textos.

Terabyte - Unidade de armazenamento de dados. Um terabyte equivale a 1.024 Gigabyte.

Terminal do Servidor - Pequeno e especializado computador de rede que conecta vários terminais na LAN através de uma conexão de rede. Qualquer usuário na rede pode conectar-se a vários hosts de rede.

Tiff - Extensão para arquivos de formato gráficos (fotos, imagens, desenhos).

Tile - Organizar janelas lado a lado (horizontalmente ou verticalmente).

Time-out (Tempo esgotado) - Sinal que um dispositivo emite quando chegou o tempo limite no qual estava esperando receber uma informação.

TLAs (Three-Letter Acronyms) - Sigla de poucas letras usada para descrever todo tipo de coisas ligadas à Internet.

TN3270 - Uma versão especial de Telnet para acessar mainframes IBM.

Tolerância a falhas - Habilidade de um sistema de responder adequadamente a falhas inesperadas de hardware ou software no servidor, garantindo a integridade dos dados.

Trackball - Tipo de mouse em que você movimenta a bolinha com o dedo, necessitando pouquíssimo espaço na mesa. O mouse normal precisa ser arrastado na mesa e necessita de um espaço maior.

Trash  - Lixo.

Transiente - Um problema que ocorre freqüentemente de forma intermitente. Um exemplo seria a tensão fornecida ao computador ficar instável devido a problemas na rede elétrica.

Trilha - Círculo na superfície de um disco que armazena dados. Uma trilha é ainda dividida em vários setores.

True Color Video Card - Placa de vídeo que pode exibir 16,7 milhões de cores (aproximadamente o maior número de cores que o olho humano pode distinguir em um monitor).

Trumpet - Programa que disca para o provedor de acesso, a fim de efetuar conexão com a Internet.

TSR (Terminai and Stay Resident) - Programa que fica residente na memória, podendo ser usado simultaneamente com outros programas. Os programas antivírus podem ser configurados como TSR.

Tutorial - Curso, treinamento.

TXT (formato texto) - São arquivos gravados sem formatação, utilizando padrão de código ASCII, e podem ser lidos por diferentes plataformas computacionais.

Site Elaborado Por: Marcelo Ortiz Ficel