R

RAM (Random Access Memory) - Memória de acesso aleatório. Aceita comandos de leitura e escrita. É onde são carregados e armazenados os programas, comandos que entram pelo teclado, mouse, etc. É, também, onde são armazenados os resultados de operações dos programas aplicativos. As informações existentes na RAM não são estáveis e, caso não sejam salvas no disco, serão perdidas ao se desligar o computador. Veja Memória Principal.

RAM-CMOS (Complementary Metal-Oxide Semicondutor) - Memória que armazena os dados do setup após a confirmação do comando "Save to CMOS and exit". É alimentada por uma bateria de lítio ou níquel cádmium.

Realidade virtual - Simulação da vida real através do computador ou outro dispositivo eletrônico.

Rede - Dois ou mais computadores conectados entre si, permitindo aos seus usuários o compartilhamento de programas e arquivos. Com R maiúsculo é usado como sinônimo de Internet  /  World Wide Web.

Rede Corporativa - Conjunto de redes (LAN e WAN) e sistemas (responsáveis pelo processamento de informações) dentro de uma corporação.

Regedit - Aplicação que permite ao usuário editar as entradas do Registro.

Reinicializar - Zerar a memória e inicializar o sistema operacional. 

Reload (recarregar) - Atualizar a página.

Remoto - Que está distante. É como se denomina o computador que fornece um serviço.

Replace - Substituir

Reply - Responder.

Reset - Recomeçar.Utiliza-se para executar o Setup, para Boot, para destravar a máquina (pelo teclado: Ctrl Alt Del ou pelo botão de reset no gabinete do computador).

Residente - Quando um programa é residente, ele fica na memória até que a máquina seja desligada. Quando ela é ligada novamente, lá está ele trabalhando ao mesmo tempo em que outros programas são executados. Alguns antivírus são residentes.

Resolução - Número de pixels usados para capturar ou exibir uma imagem. Qualidade da placa de vídeo e do monitor de vídeo, quanto ao número de pontos (pixels) que pode apresentar., a resolução VGA padrão é 640 pixels na horizontal e 480 na vertical. O Super VGA (SVGA) trabalha com valores de 800x600 e 1024x768. Há quem chame de SSVGA as resoluções acima de SVGA, como 1600x1200. Quanto maiores os números, maiores os detalhes da imagem.

Resolução óptica - A resolução de um dispositivo de digitalização, contrastando com uma resolução interpolada, em que a imagem é otimizada pelo software (interpolação). Ambos são dados em dpi (dots per inch, ou pontos por polegada).

RFC (Request For Comments) - Procedimento para estabelecer ou para propor novos padrões para a Internet. O RFC guia o desenvolvimento da Web. As discussões são normalmente de nível técnico.

RGB (Red, Green, Blue) - Método de geração de cores, através da combinação dessas três cores, vermelho, verde e azul.

Rich Text Format - Adaptação feita pela Microsoft, usada para a transferência de documentos de texto formatados entre aplicações - inclusive aplicações executadas em plataformas diferentes, como IBM, PCs e compatíveis, e Apple Macintosh.

Robotics - Ramo da engenharia voltada para a criação e o treinamento de robôs. A robótica abrange uma grande quantidade de campos de conhecimento, como a engenharia mecânica e eletrônica, a cibernética, a biônica e a inteligência artificial, sempre com a finalidade de emprestar ao produto final o máximo de sensibilidade, independência e flexibilidade.

ROM (Read Only Memory) - Memória Somente de Leitura - Memória não volátil pois permanece quando computador é desligado. Não pode ser alterada pelo usuário. A BIOS é gravada em ROM. Os dados configuráveis da BIOS em EPROM.

Rom-Bios - Chip usado pelos fabricantes para colocar no computador programas ou informações de forma permanente. O termo ROM (Read Only Access Memory) se refere a um tipo de memória cujos dados vem gravados da fábrica e não podem ser alterados.

Rota (Route) - Caminho na rede feito desde a origem até seu destino.

Roteador (Router) - Dispositivo (pode ser um computador) que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão. No entanto, o protocolo deve ser o mesmo. É responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Ele examina o endereço destinatário de uma mensagem e seleciona o caminho mais eficiente.

RS-232 - Sistema de comunicação serial. Ver Portas Seriais.

Ruído - Os distúrbios causados por ruídos elétricos interferem com o fluxo que distorce a onda senoidal pura que se espera no fornecimento de energia. É causado por muitos fatores e fenômenos, inclusive raios, chaveamentos de carga, geradores, transmissores de rádio e equipamentos industriais. Podem ser intermitentes ou permanentes. Isto gera problemas e erros em programas executáveis e arquivos de dados e pode ocasionar a queima de componentes de hardware.

Site Elaborado Por: Marcelo Ortiz Ficel