I


I/O
(Entrada/Saída) - Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saída são aqueles dados que já foram processados. Portanto,  I/O pode se referir às portas paralela e serial, ao teclado, ao monitor de vídeo e aos discos rígidos e flexíveis.

IAP (Internet Access Providers) - Provedores de Acesso à Internet.

Ícone - Símbolos gráficos utilizados no ambiente Windows para representar funções.

ICQ  - Sistema desenvolvido pela Mirabilis que perrmite encontrar  pessoas conectadas em tempo real e manter conversas ou sessões de chat. Para isso, é necessário que a outra pessoa também tenha o programa instalado no computador e esteja registrada na rede ICQ.

IDE - Sistema de troca de dados do winchester. Existem sistemas mais rápidos, como o Fast-IDE (Fast-ATA) ou SCSI ( tecnologia bem diferente, voltada para multiprocessamento - redes, ou scanners, CD ROMS).

IETF (Internet Engeneering Task Force) - Comunidade aberta de desenvolvedores de recursos para a Internet.

Imagens digitais - Imagens armazenadas em formato digital. Uma imagem digital refere-se à função bidimensional de intensidade de luz f(x,y), onde x e y denotam as coordenadas espaciais e o valor de f em qualquer ponto (x,y) é proporcional ao brilho ou nivel de cor da imagem naquele ponto.

Inbox (Caixa de entrada) - Onde são armazenadas as mensagens recebidas.

Infobahn - O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet, pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

Informática - Estudo científico das informações, compreendendo a coleta, armazenamento, classificação, transformação e sua disseminação.

Infornet - Neologismo usado para referência simultânea à  Informática e Internet .

Input - Informações submetidas ao computador para processamento, digitadas no teclado, lidas de um arquivo em disco etc.

Input/Output (entrada/saída) - Duas das três atividades (entrada, processamento e saída) que caracterizam um computador. Entrada e Saída são as tarefas complementares de leitura e transferência de dados ao microprocessador e, depois que forem processados, à sua comunicação ao usuário através de um dispositivo como vídeo, uma unidade de disco ou uma impressora. O teclado e o mouse são dispositivos de entrada que colocam informações à disposição do computador; o vídeo e a impressora são dispositivos de saída com os quais o computador coloca os seus resultados à disposição do usuário. A unidade de disco é, ao mesmo tempo, uma unidade de entrada e saída, porque permite a leitura para fornecimento de informações ao computador e a gravação para registro dos resultados de processamento.

Instant on - Os micros de mão não consomem tempo de inicialização. Basta ligar e estão prontos para o uso.

Interativo - Processo de comunicação através do qual o usuário recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

Interface - Jargão de informática utilizado para designar a fronteira através da qual dois sistemas se comunicam. Pode ser um conector de hardware usado para conexão com outros equipamentos, ou uma convenção para a comunicação entre dois softwares. Normalmente é usado para designar todo o conjunto envolvido, hardware ou software, na comunicação entre um usuário e o computador.

Interface de caracteres - Veja interface gráfica.

Interface gráfica - Aparência típica de um sistema operacional que é adotada por outros softwares para facilitar a comunicação e a interação entre o hardware e o usuário. Essa aparência resulta de um conjunto de instruções que determinam como as informações devem ser apresentadas e como os usuários podem dar entrada nos comandos de operação (por exemplo, através de ícones, que são pequenas imagens representativas da ação que se deseja que o computador execute). A interface gráfica se diferencia da interface de caracteres por não exigir a digitação de comandos e por permitir a exibição de textos formatados (como letras acentuadas e parágrafos variados) e  imagens.

Internauta - Alguém que passa muito tempo online, explorando a Internet.

Internet - Conjunto mundial de redes interligadas que utiliza, basicamente, os  protocolos  TCP/IP para a comunicação. Nessa grande rede há uma "central" de linhas de comunicação de dados de alta velocidade (backbone) entre os NÓS principais (computadores denominados host), composto de milhares de sistemas que roteam dados e mensagens. Um ou mais NÓS da Internet podem parar de funcionar sem compromete-la como um todo, isso porque ela não é controlada por nenhum computador ou rede individual. A Internet surgiu como uma rede descentralizada, denominada Arpanet, criada na década de 60, nas dependências das forças armadas norte-americanas. Essa rede de dados era capaz de permanecer ativa ainda que o país sofresse um ataque nuclear. O objetivo era que, mesmo com a maioria dos cabos interrompidos, as informações ainda assim pudessem chegar aos seus destinatários em perfeito estado. Dentre outras coisas, a Internet possibilitou o aparecimento da World Wide Web,   FTP,   correio eletrônico, etc.

Internet Explorer - Browser da Microsoft, lançado em 1995. o IE encontra-se hoje disponível em versões para Windows e Macintosh.

Internet provider (Provedor de acesso) - Empresa que nos fornece acesso à Internet.

Internet Society - Organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da Internet.

InterNIC (Internet Network Information Center) - Organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. 

Interpolação - Método usado para aumentar a resolução de uma imagem utilizando um software. O aplicativo adiciona pixels à figura com base nos pixels ao redor - processo que, em certos casos, pode distorcer a imagem.

Intranet - É uma rede privativa de computadores que se baseia nos padrões de comunicação de dados da WWW, utiizando um alto grau de independência de plataforma e a aparência e o comportamento comuns dos documentos HTML, permitindo o acesso aos principais serviços da Internet através do browser. É utilizada na comunicação interna de umaempresa e/ou comunicação com outras empresas.

Inversor - Circuito que converte a corrente contínua fornecida por uma bateria em corrente alternada, exigida pela maioria dos equipamentos de computação.

IOBASE - Endereço que fica residente na memória do computador (endereços de I/O). Quando se instala uma placa usa-se um IOBASE e IRQ específicos.

IP (Internet Protocol) - Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP. A transmissão de informação ocorre mediante pequenos pacotes de bits que contêm os dados que estão sendo enviados e o endereço a que se dirigem. Esses pacotes são reagrupados ao chegar ao seu destino.

IP address - Veja endereços IP.

IRC (Internet Relay Chat) - -Um tipo de programa para conversas em tempo real, por meio da Internet, criado em 1988 por Jarkko Oikarinen, da Universidade de Oulu, na Finlândia.

IRQ (Interrupt Request Lines) - Endereço físico para comunicação entre alguns dispositivos periféricos e o hardware. Através desse endereço o dispositivo informa se está apto ou não para ser utilizado.

ISDN - Integrated Services Digital Network, ou rede digital de serviços integrados (RDSI). Trata-se de um padrão de comunicação para o envio de voz, dados e vídeo em linhas telefônicas digitais que utiliza a mesma estrutura de cabos da telefonia convencional. O ISDN exige cabeamento metálico e Modems especiais. Trabalha com dois canais de 64 Kpbs, o que permite transmitir a 128 Kpbs.

ISO (International Standards for Organization) - É a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores. Dentre os órgãos que a compõe estão o ANSI (americano), o BSI (inglês), o AFNOR (francês) e a ABNT (brasileira).

Site Elaborado Por: Marcelo Ortiz Ficel