A

@ - Símbolo da medida de peso "arroba".  Em endereçamento eletrônico este sinal é usado como separador entre a identificação do usuário e a designação da rede / provedor de acesso  a que pertence sua conta. Na linguagem do dia a dia uma @ equivale a 15 kg.

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - Órgão brasileiro responsável pela padronização de normas.  Diz-se que um teclado é ABNT,  em informática, quando ele possui a tecla com a letra  cê-cedilha e gera, diretamente, os acentos usados na língua portuguesa. 

Abortar - Interromper um processo/programa que está em execução.

Access time - O tempo, em milissegundo, que um driver gasta para começar a distribuir dados solicitados por um programa.

Acelerador gráfico - Hardware que possui um processador dedicado para a parte gráfica, liberando o processador principal do computador para outras tarefas

Acesso - O Acesso a Internet exige uma conta e um provedor. Essa conta é fornecida pelo provedor e é composta do login ou nome do usuário e senha. Se a conexão estiver sendo feita por meio de modem, será necessário, também, um número de telefone para se efetuar a conexão usuário/provedor/Internet.

Acesso dedicado - Forma de acesso à Internet no qual o computador fica permanentemente conectado à rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais.

Acesso discado (dial-up) - A conexão dial-up é feita via telefone e modem. Neste caso, há um estabelecimento de uma chamada (telefônica - Dial) para um computador, através de um modem. É o tipo de acesso utilizado pelos usuários comuns.

Acesso Remoto - Conexão à distância entre um dispositivo isolado (terminal ou micro) e uma rede.

Ack (Acknowledge) - Sinal de reconhecimento de status usado em transmissões de dados. 

ActiveX - Conjunto de tecnologias que permite a interação entre componentes de software em um ambiente interligado em rede, independente da linguagem de programação utilizada para criá-los.

ActiveSync - Operação que sincroniza o banco de dados de um micro Windows CE com a réplica localizada na máquina desktop.

Ada - Uma linguagem de programação procedural projetada sob a direção do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) no final da década de 1970 com a final de se tornar a principal linguagem de desenvolvimento de softwares para o DoD. Recebeu esse nome como homenagem a Augusta Ada Byron, que assistiu Charles Babbage no desenvolvimento de programas para sua Máquina Analítica, o primeiro computador mecânico, no século XIX.

Adaptador de rede - Placa de expansão ou outro dispositivo usado para conectar um computador a uma rede. O nome é genérico e se aplica a qualquer tipo de placa se conectando a qualquer tipo de rede.

ADC (Analog to Digital Converter) - Conversor Analógico-Digital. Dispositivo utilizado para conversão de sinais analógicos de imagem ou som em sinais digitais.

Address - Endereço de uma home page na Internet.

ADPCM (Adaptive Delta Pulse Code Modulation) - Técnica que diminui o tamanho dos arquivos de som.

ADSL - Asymetric Digital Subscriber Line. É uma nova tecnologia que possibilita a transmissão de dados, em altas velocidades, utilizando cabos telefônicos comuns. O sistema trabalha com velocidades assimétricas, ou seja, diferentes em cada sentido. No downstream a ADSL atinge de 1,5 a 9 Mbps. E no upstream, as taxas vão de 16 a 640 Kpbs. É necessário instalar ModemsADSL nas duas pontas.

Agentes - Instrumentos de pesquisas que buscam automaticamente informação on-line conforme definições que eles recebem.

AGP - Sigla de Accelerated Graphcs Port, ou Porta Gráfica Acelerada. Trata-se de uma tecnologia da Intel, projetada especialmente para obter melhor rendimento com imagens em 3D. O sistema AGP é 32 bits e transfere dados à razão de 266 megabytes por segundo (Mbps).

Algol - Forma reduzida de Algorithmic Language. A primeira linguagem de programação procedural e estruturada desenvolvida no final da década de 1950 e que foi largamente utilizada na Europa.

Algoritmo - Seqüência finita de instruções que objetiva solucionar um problema lógico ou matemático.

Analógica - Forma de comunicação que usa uma onda eletromagnética contínua.

Âncora - Sinônimo de hiperlinks. A âncora são os links não lineares entre documentos.

ANSI (American National Standarts Institute) - Organização formada em 1918 por grupos de comunidade industrial e comercial dos EUA dedicada ao desenvolvimento de normas de produção e comunicação. O ANSI é o representante norte-americano da ISO (International Standards Organization) e desenvolveu recomendações para o uso de linguagens de programação, inclusive Fortran, C e COBOL.

Ansi bombs - Programa que reconfigura, de forma aleatória e confusa, o teclado do internauta. Muito usado pelos crackers.

ANSP - Sigla em inglês da rede acadêmica paulista (Academic Network at S.Paulo), que possui ligação internacional direta com a BitNet, a ESNet (do Departamento de Energia dos EUA) e a HepNet, de Física de Alta Energia. Conecta-se, também ao laboratório de pesquisa norte-americano Fermilab, através da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa), e às demais regiões brasileiras via Rede Nacional de Pesquisa/RNP.

Antivírus - Programa que tem a finalidade de detectar e eliminar vírus de computador.

API (Application Programming Interface) - Um conjunto de funções e sub-rotinas usadas para ativar um determinado dispositivo no programa. A Microsoft utiliza várias APIs nas várias versões do Windows, como a Win32 API, a OLE API e a Telephony API, entre outras. Quando um programa executa uma função em que estão envolvidos recursos do sistema operacional, muito provavelmente ele está fazendo uma chamada para alguma API do Windows.

Aplicativo - Software usado para atividades específicas.

APM - (Advanced Power Management) - Recurso para economia de energia. Veja DPMS.

Applet -  São pequenos aplicativos que executam tarefas específicas e costumam ser embutidos em sistemas operacionais ou em outras aplicações (processadores de texto, gerenciadores de bancos de dados, etc., por exemplo, macros do Word ou do Excel). O termo ficou famoso com a linguagem Java que permite criar vários desses programinhas para tornar as páginas Web mais interativas e dinâmicas.

Applets java - Código Java usado para criar efeitos multimídia nas home pages (animações de vídeo ou música). Os Applets escritos em Java são responsáveis por boa parte da dinâmica da Web, em geral rodam no ambiente do browser

Archie - Um utilitário da Internet que permite localizar arquivos em bibliotecas públicas acessíveis por FTP anônimo.

Área visível - Os tamanhos de monitores são determinados por sua área visível. Modelos de mesmo tamanho freqüentemente têm áreas visíveis diferentes. Por exemplos: um monitor de 14 polegadas pode ter uma área visível de 13 a 13,2 polegadas; monitores de 17 polegadas podem variar de 15,6 a 15,9 polegadas.

Arj - Tipo de arquivo comprimido pelo software compactador ARJ. Depois da consolidação do Windows, perdeu espaço para os programas baseados no sistema ZIP, que adotaram primeiro a interface gráfica. Hoje o ZIP é um padrão mais largamente utilizado.

Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network) - Desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 70, a Arpanet foi criada para resistir a ataques nucleares: a associação foi feita com as principais universidades e centros de pesquisa dos Estados Unidos com o objetivo de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. Esse conceito de rede de computadores interligados deu origem à Internet. A Arpanet foi colocada fora de operação em 1990.

Arquitetura Cliente-Servidor - Arquitetura de computador na qual o processamento pode ser distribuído entre clientes da rede que requisitam informações e servidores da rede que fornecem as informações.

Arquivo de log - Os servidores Web mantêm arquivos com o registro (log) de todas as solicitações que recebem. Esse documento permite analisar itens como a procedência do usuário, a freqüência com que retornam ao site e seus hábitos de navegação dentro do site.

Arte ASCII - Desenhos produzidos apenas com a utilização de caracteres da tabela ASCII. A arte ASCII foi a maneira encontrada pelos usuários da rede para ilustrar suas mensagens, já que durante mais de 20 anos a Internet tinha capacidades gráficas limitadas.Artigo - Qualquer mensagem enviada para os grupos de discussão.Árvore de diretórios - Método de armazenar arquivos de assuntos similares em gavetas (folders). Usa-se uma gaveta para cada tipo de informação.

ASAP (As Soon As Possible) - Tão Breve Quanto Possível. Termo usado no final de correspondências, para requerer resposta ou solução imediata.

ASCII - Abreviatura de American Standard Code for Information Interchange, desenvolvido pelo American National Standards Institute. ASCII é um esquema de notação binária para dados lidos em computadores. Os códigos entre 0 e 127 são padronizados, incluindo todo o alfabeto ocidental, o que permite a passagem de textos (formato TXT) entre computadores baseados em diferentes plataformas.

ASP (Active Server Pages) - São páginas criadas dinamicamente pelo servidor Web, orientado por um programa em VBscript ou Javascript. Quando um browser solicita uma página do tipo ASP, o servidor constrói uma página HTML e a envia ao browser. A diferença entre uma página ASP e um documento HTML clássico, é que o segundo corresponde a um documento estático, que já se encontra no servidor no formato que em que será exibido no navegador. A página ASP, ao contrário, não existe no servidor: é montada a partir de uma solicitação específica. Pode ser, por exemplo, um documento HTML criado como resultado de uma pesquisa num banco de dados. É usado para criar páginas dinâmicas, interativas e de alta performance. O próprio servidor transforma os scripts em HTML padrão, fazendo com que qualquer browser faça sua leitura.

Assinatura - Informação que autentica uma mensagem.

Assíncrono - O tipo mais comum de comunicação serial ou por modem. Cada caracter vem entre bits de início e de fim, e a temporarização entre os caracteres pode ser desigual. Seu oposto é a transmissão síncrona, usada na comunicação com alguns mainframes e microcomputadores.

AT (Conjunto de comandos) - Comandos usados por modem Hayes e compatíveis. Todos os comandos se iniciam pelas letras AT. Entre os comandos mais comuns, estão: ATDT ou ATDP (disca um número em modo Tone ou Pulse). ATA (responder manualmente ao telefone). ATZ (redefinir o modem). ATSO=0 (desativar a resposta automática). ATH (desligar o telefone).

Ataque dial-up - Programa que simula, enquanto o internauta navega, a desconexão da Rede. É uma armadilha para a coleta do login e senha do usuário. É comum o seu uso pelos crackers.

ATM (Asynchronous Transfer Mode) - Método para liberar largura de banda. É uma tecnologia projetada para permitir que a informação viaje mais rápido ao maximizar a capacidade disponível na rede.

AUP (Acceptable Use Policy) - Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e de seus serviços. Empresas podem usar o filtro do AUP para excluir alguns serviços de Internet de seus empregados. Pais podem bloquear o acesso de crianças a alguns sites.

AutoRun / AutoStart - Execução automática do CD quando este é inserido no computador.

AVI (Audio Video Interleave) - Formato de arquivos audiovisuais criado pela Microsoft. A qualidade do vídeo tende a ser muito boa em baixas resoluções, mas o arquivo é, normalmente, muito grande.

Site Elaborado Por: Marcelo Ortiz Ficel